Atraso no Voo

A Infraero instrui os passageiros que enfrentam atrasos com voos a procurarem as companhias aéreas, que têm a obrigação de oferecer opções como troca de aeronave e hotel. Saiba o que fazer.

Atitude imediata
Em caso de cancelamento ou atraso no voo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário vai avaliar o tempo de atraso e disponibilizará o que for preciso, remanejamento do passageiro para outro voo, alimentação e hotel, por exemplo.
Atraso de mais de 4 horas
Para os passageiros que decidirem viajar em outro voo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.
Direitos do consumidor
Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Confira os números:

  • SP – 151
  • MG – 295-3366
  • RJ – 1512
  • ES – 3381-6222
  • RS – 151
  • BA – 321-4228
  • Brasília – 3212-1500

O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que os passageiros devem encaminhar as reclamações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou para a ouvidoria da Infraero. Confira os sites: www.infraero.gov.br/ e http://www.anac.gov.br/

Se o consumidor mora no Estado de São Paulo e deseja reclamar contra os atrasos e/ou cancelamentos de vôos, deve preencher o formulário no site http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=318.

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