A região da Capadócia, na Turquia, desperta curiosidade devido à formação rochosa incomum, relíquias históricas e diversidade cultural. A paisagem da cidade encanta e mostra o quanto a natureza é importante em suas criações.

O que poucos sabem é que lá existem segredos muito bem guardados, subterrâneos. A cidade de Derinkuyu se estende por oito quilômetros de comprimento e 85 metros de profundidade abaixo do solo, composta por 600 portas que ligam a salas enormes, câmaras e instalações.

Criada possivelmente no século 7 a.C, ligando à cidade de Kaymakli, abrigou 20 mil habitantes que fugiam de guerras e invasões. A configuração remete a um labirinto exatamente para confundir os invasores. O que deixa de a tornar uma simples caverna é que a cidade era composta por armazéns, refeitórios, igrejas, adegas, poço, tubos de ventilação e outras várias coisas que permitiam que as pessoas morassem e trabalhassem por ali, lecando uma vida normal. Ou seja, não era apenas um esconderijo.

Desde 1965 está aberta para visitas, tornando possível um tour em cerca de 10-15% de toda a cidade subterrânea. Se o interesse for grande, esteja preparado quando for à Capadócia, pois existem 36 cidades subterrâneas por lá, até então.

derinkuyu

derinkuyu2

derinkuyu3

derinkuyu4

derinkuyu5

derinkuyu6

derinkuyu8

derinkuyu9

derinkuyu10

Fotos: newbreak, taringa, wikimedia, travelgrl, barefoot travel, impressive magazine.

Fonte: www.nomadesdigitais.com.br