Morro de São Paulo é um dos lugares mais procurados do litoral baiano. Fica localizado na ilha de Cairú a 2 horas de barco de Salvador e tem uma das praias mais belas de todo o litoral da Bahia. As atrações são inúmeras, excelentes restaurantes, opções diversas de hotelaria, artesanato, tirolesa, prática de surf, scuba, enfim, muita coisa bacana pra se fazer.

Uma particularidade da cidade é que não existem carros, sinais de trânsito, pista ou qualquer coisa que lembre uma cidade. Morro é uma vila, qualquer pessoa ou coisa que chegue só existe um caminho, que é de barco.

A ilha é uma mistura de nativos com gringos radicados no local (os principais restaurantes e hotéis são deles), entre outros que acabaram ficando trabalhando com artesanato ou se apresentando a noite tocando violão e cantando em alguns dos bares do local.

Escolhi alguns alguns pontos fora do convencional que valem a pena conhecer caso esteja lá na ilha. Vem ver:

1. Cais ou Atracadouro

Quando você chega em Morro de São Paulo a primeira coisa que você não vai esquecer é a subida para a vila. É bem íngrime, mas compensa quando você chega lá em cima, porque te dá aquela sensação de ter chegado em um paraíso.

MorroSP1

2. Farol do Morro

Visual alucinante, quase 360 graus de toda a região, indispensável a visita. Aproveita-se para fazer a tirolesa, em época de baixa estação geralmente o valor é de 30 reais e em alta sai por 50.

 

DCIM102GOPRO

 

3. Morro de Argila

Você já imaginou estar caminhando numa praia cheia de coqueiros e, de repente, aparece um paredão do tamanho de um prédio de aproximadamente 7 andares? Lugar lindo que pode ser visitado caminhando pela praia (atenção para a maré, importante ir na maré seca) ou por barco, que leva 10 minutos e custa em média 3 reais. Essa argila é medicinal e as pessoas aproveitam para passar no corpo e hidratar a pele.

MorroSP3

4. Por do sol – Toca do Morcego

Um dos bares mais famosos tem o melhor por do sol da região. Chillout, com música lounge, excelentes drinks e como você pode ver na foto, o por do sol é de arrepiar.

 

MorroSP4

 

 

5. Praia da Gamboa

Praia de água cristalina, excelente lugar para um banho e para saborear frutos do mar. Casquinha de siri, caranguejo e vários tipos de peixes fazem parte do cardápio.

MorroSP5

6. Travessia Morro Gamboa

É um lindo passeio, onde você consegue ver uma boa parte da ilha e vários pontos incríveis de uma só vez. Forte, Atracadouro, Farol, Gamboa e Morro de Argila, vale a pena tomar nota.

 

MorroSP6

7. Forte

O forte do morro é um lugar bem zen, onde geralmente as pessoas fazem piqueniques, tocam um violão, assistem o por do sol, enfim, o dia para agendar pelo menos um final de tarde na ilha.

 

MorroSP7

 

Espero que goste e que eu tenha conseguido transmitir a energia do lugar. Um lugar que qualquer pessoa deveria conhecer – lindo, paradisíaco e, como costumamos dizer, MORRO DE SAUDADE.

 

Todas as fotos © Rodrigo Martins

 

fonte: www.nomadesdigitais.com.br