Se naturalmente São Paulo já recebe um grande volume de estrangeiros, imagine nesse período de Copa. Portanto, você, que vai receber um parente ou amigo de fora, já pensou onde levá-lo?

Procuramos ir além dos ‘patrimônios da UNESCO’, disponíveis em qualquer guia turístico, e relacionamos algumas experiências que podem contribuir para propiciar um melhor entendimento dos nossos hábitos e da nossa cultura.

Eis uma lista que mistura coisas, sensações e lugares que tem tudo para ‘fazer a cabeça’ de um gringo de férias em São Paulo, muito além dos clichês:

1) Para começar, que tal um bike tour pelo centro histórico de SP? A empresa Hey organiza passeios diários que começam na Avenida Paulista e passam pela Estação da Luz, Pátio do Colégio e Teatro Municipal.

SPGringo1

 

2) Uma boa dica é assistir a uma roda de capoeira no Parque do Ibirapuera em algum final de semana. Passa lá no sábado ou domingo pela manhã que certamente você vai esbarrar com alguma apresentação.

SPGringo2

 

3) Tome um açaí ou um suco de alguma fruta regional como carambola ou cupuaçu na Frutaria São Paulo.

SPGringo3

 

4) Visite a exposição Narrativas Poéticas no Museu da Língua Portuguesa. Tem Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake.

 

SPGringo4

 

5) Se esbalde no arrayeah do Bloco do Sargento Pimenta no Cine Jóia. Não vão faltar baiões, xotes, quadrilha e, claro, as incríveis versões folclóricas dos clássicos dos Beatles.

SPGringo5

 

6) Um banquete da nossa culinária ogra é programa obrigatório, não acha? Sugestão, sem pestanejar: o Mocotó. Lá, seu amigo gringo vai aprender a diferença entre torresmo e pururuca e descobrir uma preciosidade chamada ‘Francesinha’, uma cachaça que vai engoli-lo, literalmente!

SPGringo6

 

7) Brigadeiro, quindim, pavê, pudim de leite… A tradicionalíssima Dulca, com lojas em vários pontos de São Paulo, é uma ótima opção para um passeio pra lá de açucarado.

SPGringo7

 

8) Não dá para conhecer um país direito sem pelo menos dar uma passada em alguma feira de rua típica. A da Benedito Calixto, em Pinheiros, reserva muitas relíquias e belas amostras de produtos artesanais, e ainda dá direito a apresentações de chorinho na faixa.

SPGringo8

 

9) Uma autêntica roda de samba não pode faltar. Para levar seu amigo gringo para ‘tragar’ literalmente a nossa boêmia, o Ó do Borogodó é certamente a melhor pedida.

 

SPGringo9

 

10) A feijuca, como diriam por aí, é ‘de lei’. Uma que não tem erro em SP é a da Lana, na Vila Madalena.

SPGringo10

 

11) Ok, um rodízio de carne não pode faltar nessa seleção. A sugestão é fugir dos lugares óbvios e arriscar um matambre, uma picanha no avesso ou uma costela na pedra de sal na churrascariaCaminho do Sul, na saída de SP pela Regis Bittencourt. Na volta, vale uma volta em Embu dar Artes para fazer a digestão!

 

SPGringo11

 

fonte: www.hypeness.com.br