Dá para ouvir aquelas músicas que remetem ao tango quando estamos andando pela calçada, algumas com uma intervenção no chão que ensina os passos da dança mais famosa do país. Não é difícil Buenos Aires conquistar seu coração, mesmo que seja a terra dos “hermanos” bons de bola e que adoram fazer piadinhas com os brasileiros.

Cada cantinho da cidade argentina é extremamente charmoso e acolhedor. Os prédios históricos são uma atração a parte, que merecem ser tão admirados quanto as obras de arte dos museus. Cheia de árvores, que fazem sombra nos dias mais ensolarados, BsAs, como é chamada, tem grandes avenidas cheias de atrações e bons restaurantes e cafés. Vale uma visita na Av. Santa Fe, que tem de tudo um pouco, incluindo a fascinante livraria El Ateneo. Mesmo que você não leia, não está nem aí para livros, reflita sobre o quanto seria ruim não parar num lugar tão magicamente belo.

Próximo dali está a região de Callao, repleta de cafés e alguns dos melhores bares da cidades. Para as compras, além dos shoppings e da própria Av. Santa Fe, vale uma visita na Av. Corrientes, com lojas de marcas locais e outlets, e na Av. Córdoba, uma espécie de Brás, em SP, com lojas populares, shoppings e onde fica escondido o Museu dos Beatles, que reúne 2 mil objetos da banda.

É muito fácil e prazeroso andar a pé, até porque a cidade é plana, além de ser repleta de parques e praças, como o lindo jardim de 18 mil roseiras El Rosedal, dentro do parque Tres de Febrero. O bairro Recoleta, cheio de museus bacanas, é ótimo para um passeio diurno e reduto de bons hotéis, assim como acontece em Palermo, cheio de hostels e apartamentos lindos para alugar. Em Palermo Soho, não perca uma noite em um dos diversos bares da região, alguns com mesas na calçada e as incríveis lojas de design, em especial na rua, ou “calle” Jorge Luís Borges.

Para um jantar romântico ou a experiência de comer carnes suculentas e bem preparadas, uma das especialidades da cidade portenha, o ideal é recorrer a Puerto Madero, bairro nobre e moderno da cidade onde fica a magnífica Puente de la Mujer, um dos grandes marcos arquitetônicos sob o Rio da Prata. Perto dali, shows de tango, espetáculos da Broadway e peças de teatro acontecem na agitada Av. Corrientes, à esta altura com mais opções culturais do que de compras. Andando um pouco se encontra também a rua Florida, conhecida por suas lojas e diversos vendedores ambulantes.

Um dos pontos mais famosos da cidade fica num lugar meio remoto e periférico, mas não perde sua beleza: El Caminito. O destino, no bairro La Boca, onde fica também o La Bombonera, estádio do time Boca Juniors, é conhecido por suas inúmeras casinhas de madeira bem coloridas e as lojinhas de produtos locais e artesanais, ideal para quem busca por roupas de couro a preços atraentes, por exemplo. Vale a visita pelo visual, mas requer cuidado para não virar a esquina errada, fora da rota turística.

Por fim, Buenos Aires te deixa com gostinho de quero mais. A “Europa da América Latina” tem defeitos como qualquer outra cidade, mas nos apaixona em cada detalhe, em cada esquina. Esqueça os clichês e tire um tempo para andar sem rumo. Vai encontrar boas surpresas, ao menos na maioria das vezes. Confira abaixo algumas fotos que comprovam isso mesmo:

1. O famoso bairro La Boca

buenosaires

Foto © marissa_strniste

2. A arte de rua, em ascensão, colore os muros da cidade além do El Caminito

bsas3

 

Foto via | Arte por Sasha Reisin e k2man*. em Villa Crespo

3. Buenos Aires não é só tango. Visite o evento Llamada de Candombe, estilo musical africano, em San Telmo, para conhecer novos ritmos e balançar o corpo.

buenosaires4

Foto © Jacinta Young

4. Mas também tem tango! E no meio da rua.

buenosaires3

 

Foto © Gustavo Brazzalle

5. A fabulosa livraria El Ateneo, fotos não revelam o quanto ela é especial. Tem que ir pra ver.

buenosaires6

Foto © m4caque

6. Ruas e avenidas movimentadas sempre tem o Obelisco como ponto final ou de partida

_MG_4666

Foto © Alex E. Proimos

7. Os encantadores prédios históricos, cheios de detalhes absurdos

2013-12-13-10.08.48

 

Foto © Brunella Nunes

8. O Museu dos Beatles

2013-12-13-16.52.50

 

Foto © Brunella Nunes

9. O Parque El Rosedal, com jardins repletos de rosas, roseiras e chafarizes

2013-12-14-16.16.28

Foto © Brunella Nunes

10. E, por último, um resumo da cidade – ou nossa declaração de amor a “terra inimiga”

buenosaires10

Foto © Agus Vega