Todo mundo que viaja procura por diversão, e viajar nas datas certas faz com que você aproveite as melhores festas do país que está visitando. Entre elas, algumas “guerras do bem” importantes, como La Tomatina, na Espanha, e Holi Festival, originalmente na Índia.

Muitos países também costumam celebrar o carnaval, sempre um pouco diferente daqui, mas com conceito parecido, reunindo música, pessoas fantasiadas e festança celebrada por dias nas ruas. Se o seu negócio é acampar, o ideal é ir para a Inglaterra ou Nevada, onde se reúnem festas imensas das quais você não vai querer sair mais.

Confira qual delas se encaixa no seu calendário:

1. Festa da Lua Cheia, Tailândia

Realizada uma noite antes ou após a aclamada lua cheia, essa festa reúne cerca de 30 mil foliões que agitam bares e clubes ao longo da praia, dançando e bebendo noite adentro. Com caixas de som enormes espalhadas, os festeiros curtem trance, house e R&B.

fullmoon

2. La Tomatina, na Espanha

Considerada a maior guerra de comida do mundo, a La Tomatina chama para as ruas mais de 20 mil pessoas todo ano, em um ritual sujo, vermelho e vegetal que envolve toneladas de tomates, chegando a somar 150 mil “munições”. O evento acontece anualmente na pequena cidade de Buñol, sempre na última quarta-feira de agosto. Ou seja, prepare-se para dar de cara com uma cidade pintada de vermelho!

fest31

 

3. Carnaval de Ivrea, Itália

A festa anual celebra a libertação da cidade e é também um protesto contra o tirano Biandrati Raineri, razão pela qual acontece a batalha das laranjas.  A cidade se divide em nove esquadrões de combate para se envolver em uma guerra de frutas que tem a duração de três dias inteiros, lançando cerca de 500 mil laranjas em uma tentativa de “matar” os seus vizinhos. A batalha é travada na praça de Ivrea, com início no primeiro domingo de março, após a Quaresma.

ivrea

 

4. Holi, Índia

Para celebrar a chegada da Primavera, no final de fevereiro ou início de março, a Índia solta muitas cores. O evento de dois dias reúne foliões do mundo todo e passou a acontecer em diversos países, incluindo o Brasil. Com tintas feitas de pó de arroz, centenas de pessoas vão às ruas para agregar várias cores em seus corpos. Tradicionalmente, em Holi, sacerdotes hindus arremessam a água colorida e flores sobre a multidão para celebrar a saída do mal e o triunfo do bem.

fest4

 

5. Fasnacht, Suíça

Esta é a maior festa na Suíça, com cerca de 20 mil foliões mascarados participantes. Grupos de gaiteiros e bateristas fantasiados saem às ruas às 4 da manhã de uma segunda-feira desfilando e cantando e retornam só após a quarta-feira de cinzas. Celebrações continuam rolando durante toda a semana com muita bebida e cantoria.

fsn

 

6. Burning Man, Nevada

O evento anual reúne mais de 48 mil pessoas durante uma semana no meio do deserto Black Rock. A festança de 24h reúne música, arte, instalações e performances, assistidas por hippies, hipsters e tudo mais que couber ali. Acampar e andar de bike é essencial.

burnin

 

7. Songkran, Tailândia

Para marcar o Ano Novo tailandês, comemorado na segunda semana de abril, as pessoas tomam um banho coletivo. Ou quase isso. Todos ficam armados com pistolas de água e baldes, prontos para molhar a próxima vítima inocente nas ruas. Alguns chegam a vagar pelas ruas em scooters e pick-ups encharcando suas presas com água gelada. Se alguém espirra em você, ficar com raiva não vai ajudar em nada. Se você está nas ruas durante o Songkran, o que vale mesmo é dar o troco!

fest8

 

8. Bay to Breakers, San Francisco

Em uma mistura de corrida de 12 km e festa, a Bay to Breakers reúne mais de 50 mil participantes, que optam por correr fantasiados em trajes malucos. Com isso, é feito um concurso de fantasias, oferecendo prêmios para categorias como Mais Original, Melhor Grupo e Melhor Tema Musical. Várias bandas ao vivo fazem a trilha sonora da animada corrida de rua.

breakers

 

9. Celtic Colours Festival, Cape Breton

Durante nove dias, em outubro, a cultura celta de todo o mundo vive em Cape Breton. Este festival anual reúne mais de 10 mil visitantes que desfrutam de música, dança,  oficinas de artesanato, palestras sobre história celta e quadrilhas, além de refeições comunitárias, que trazem o gostinho de comida caseira. Uma jam session começa no Colégio Gaelic em St. Ann, às 3h.

celtic

 

10. Glastonbury – Festival de Artes Performativas, Inglaterra

O maior festival de artes cênicas ao ar livre no mundo, atrai inúmeros participantes nos 900 hectares do Vale de Avalon, aonde eles acampam e curtem um fim de semana repleto de workshops, festas, cabarés e vários shows ao vivo de artistas como Beyoncè, BB King e U2.

glast

 

Fotos: morhipo, capebretonpost, sfcitizen, travelhymns, thebeachfrontclub

fonte: www.nomadesdigitais.com