chegou a vez de Paola de Lara nos falar sobre as maravilhas da Colômbia.

No final deste mês faz um ano que eu resolvi fazer intercâmbio profissional no país vizinho e tão pouco explorado pelos brasileiros: a Colômbia. Vou ser bem sincera em dizer que esse destino não estava no meu roteiro de lugares para conhecer, mas acabei me surpreendendo com as pessoas, com a hospitalidade e com as belezas que este país oferece.

É por este motivo que resolvi contar as 10 coisas que mais gosto no país em que decidi viver e porque você deveria considerar visitá-lo, nem que seja por algum tempo. Afinal, o único risco é querer ficar!

1. Medellín
A cidade da eterna primavera. Medellín me conquistou pelo clima de primavera o ano inteiro, pela hospitalidade dos “paisas”, que é a denominação para as pessoas nascidas na cidade e por estar localizada no meio de um vale rodeado por montanhas. Dentro de tantas qualidades, não é a toa que Medellín foi eleita a cidade mais inovadora do mundo, segundo o Instituto Urban Land.

Colombia_1

2. Hospitalidade

Destacando ainda mais a receptividade que o país te oferece, os colombianos são muito amáveis sempre te fazendo sentir em casa. Todos eles querem agradar, olham nos olhos e sorriem. São curiosos sobre a tua vida e adoram conversar.

Colombia_2

3. Segurança

A segurança é totalmente o oposto do que era anos atrás. Infelizmente, a maioria das pessoas ainda tem a visão da Colômbia com o antigo conceito dos cartéis de drogas de Pablo Escobar. Mas isso é outra história. Eu me sinto muito segura para caminhar na cidade, até mesmo à noite, pois vejo muitos policiais na rua, mais do que nas cidades brasileiras.

4. A paixão por viajar

Viajar pela Colômbia é muito barato, assim como o custo e a qualidade de vida em Medellín. Como amo conhecer lugares novos, aproveito sempre os feriadinhos e finais de semana para conhecer um destino diferente.

Colombia_3

5. Idioma

Estar em um país diferente que fala outra língua é a oportunidade que temos em nos diferenciar, seja no currículo ou apenas para melhor se comunicar com as pessoas. O espanhol colombiano é bem fácil de entender, apesar do sotaque de cada cidade. Em Medellín, brincamos que eles falam o espanhol “paisa”, visto que usam muitas gírias da região.

6. Comida típica

A gastronomia colombiana é bem diferente da brasileira, mas ainda assim consegue agradar a muitos paladares. Algumas comidas típicas do país são as arepas de milho, os buñuelos (bolinhos fritos de queijo com farinha e ovo) e as empanadas recheadas com carne e batata. Comidas típicas simples, mas com um sabor delicioso.

Ah, e não poderia deixar de fora o meu suco preferido, feito com a fruta exótica lulo que só cresce em altas altitudes, originário dos Andes. O café colombiano também vale destacar, a marca Juan Valdez que é uma das mais saborosas do país.

Colombia_4

7. Guatapé e Pedra do Señol

Guatapé e a Pedra do Peñol são dois passeios que ficam num povoado a 79 km da cidade de Medellín. A pedra é bastante similiar ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro e, após subir 700 degraus, temos a famosa vista dos cartões postais vista do mirador. Guatapé é o nome do povoado pertinho dali com casinhas coloridas e várias atividades aquáticas.

Colombia_5

Colombia_6

8. Bogotá e a Catedral de Sal

A capital colombiana Bogotá em muitas vezes é comparada com a cidade de São Paulo pela sua grandeza, pela vida noturna agitada e pelas atividades culturais, além de ter uma gastronomia riquíssima.

Aproximadamente a 50 km de Bogotá, tem uma cidadezinha de poucos habitantes chamada Zipaquirá que abriga a primeira maravilha da Colômbia, 180 metros abaixo do solo, conhecida como Catedral de Sal. Simplesmente lindo, ainda mais quando pensamos que foi tudo esculpido a mão pelos mineradores da época.

Colombia_7

9. Bailando, bailando

Os ritmos colombianos estão sempre presentes nas festas e para quem gosta de dançar é um prato cheio. Cali, cidade famosa pela salsa, é destino de muitos mochileiros que querem aprender a dançar, pois a maioria dos lugares oferece aulas. Alguns hostels oferecem aulas grátis e tem as escolas especializadas que dão maior exclusividade ao aluno. O país ainda tem forte os ritmos reggaeton e a bachata.

10. Cartagena, realmente mágica

Cartagena é famosa pelas ruas floridas e casas coloridas, com águas cristalinas, restaurantes badalados e clima internacional. A cidade conquista qualquer um que admira tanto a parte histórica da cidade, que fica dentro da “cidade amuralhada”, como fora dela. Além disso, é impossível não querer conhecer também as ilhas de águas claras, Rosário e Barú.

Como diria Gabriel García Marquez, “tudo é questão de despertar a alma”.

Colombia_10

11. Um paraíso caribenho chamado San Andrés

Fiquei um final de semana lá e já bastou para ficar encantada com as belezas naturais da ilha. San Andrés é conhecido por ter um mar de sete cores e posso garantir que consegui ver todas elas, sendo a minha preferida o azul turquesa que só consegui ver em alguns lados da ilha. Esse destino é o ideal pra qualquer pessoa que ama praia, ama contato com a natureza e ama mergulhar, uma vez que a água é tão transparente que podemos ver perfeitamente até 30m de profundidade.

DCIM377GOPRO

DCIM377GOPRO

Fotos © Paola de Lara]

Fonte: www.nomadesdigitais.com